PROJECTO INTERNACIONAL

Reestruturação do Campo di Marte
Giudecca · Veneza, Itália

Álvaro Siza

Concurso
Internacional 1985
© Paula Melâneo
© Paula Melâneo
 
Memória Descritiva 
Agosto 2011

1. O projecto apresentado pretende responder aos objectivos do Concurso organizado pelo Instituto Autónomo Casa Popular (IACP): reestruturação da zona de acordo com o Programa enunciado, possibilidade de faseamento, proposta arquitectónica aberta à participação de diferentes projectistas.

As relações existentes são reordenadas, no sentido de consolidar e clarificar o carácter do Campo di Marte, como parte integrante da Giudecca; estabelece-se uma firme ligação entre o Canal e a Laguna; ajusta-se a ligação este-oeste de acordo com o Plano e o estado actual; relacionam-se pré-existências e projecto, espaço livre e área construída, fragmentando-se esta de forma a definir unidades de projecto e faseamento.

 

© Paula Melâneo
© Paula Melâneo

 

2. Duas vias perpendiculares, sensivelmente nas direcções norte-sul e este-oeste, apoiam o reordenamento do Campo di Marte.

A primeira corresponde à Calle Michelangelo e termina, em fase posterior, desde já proposta, numa praça aberta sobre a Laguna e a Isola La Grazia. A segunda constitui prolongamento da Calle dell Asilo Mason e sofre um alargamento na zona do lote 2, dando forma a uma praça alongada, limitada a norte pelas construções existentes e a sul pelas propostas.

O cruzamento destas duas vias constitui o centro do sector. A articulação das construções convergentes, existentes e projectadas, faz deste cruzamento um nó de relações, simultaneamente ponto de passagem e de permanência. Mantém-se contudo o contínuo dos percursos alternativos e a variação de espaços sem excessiva hierarquização.

 

©Alberto Lagomaggiore
©Alberto Lagomaggiore
©Alberto Lagomaggiore
©Alberto Lagomaggiore

 

3. O concurso premiou o projecto apresentado por Álvaro Siza. As unidades a realizar numa primeira fase foram entregues a Carlo Aymonino (CA), Aldo Rossi (AR), Rafael Moneo (RM) e Álvaro Siza (AS). Os blocos CA e AR estão já concluídos. 

Assinado o contrato, agora promovido pela Azienda Territoriale per L’ Edilizia Residenziale della Provincia di Venezia (ATER) o projecto de execução entregue a Álvaro Siza (bloco em L de quatro pisos, situado em torno da praça definida no projecto do concurso e a realizar globalmente) é concluído em 1995. Por modificação de programa decidida pela ATER é assinado novo contrato em 1997 (a realização é dividida em três fases e mais tarde em duas). A primeira fase é construída entre 2004 e 2007. O projecto de execução da segunda fase é entregue em 2007 e iniciada a sua construção em 2009. A empreitada está neste momento interrompida, por desistência da empresa construtora.

O projecto de Rafael Moneo, completando a envolvente da praça referida, não foi ainda contratado.

A confirmar-se a não realização integral do projecto do concurso e sendo a obra em curso e prevista correspondente a uma pequena área, não serão cumpridos os objectivos de transformação e continuidade propostos para a Giudecca. ◊

 

©Alberto Lagomaggiore
©Alberto Lagomaggiore
format=jpg
format=jpg
format=jpg
format=jpg
format=jpg
format=jpg
format=jpg
format=jpg
Implantação
Alçados e Cortes
Piso térreo
Piso 1
Piso 2
Piso 3
Planta de cobertura
Plano de concurso

 

Ficha Técnica

Recuperação da área de Campo di Marte na Giudecca
Veneza — IACP 

1985

Concurso 1º Prémio

Álvaro Siza com José Paulo Santos

Colaboradores: Miguel Guedes de Carvalho; Luísa Penha; Jorge Nuno Monteiro; Hughes Grudzinski; Angela Jimenez

Edificio in Campo di Marte  

Cliente: ATER de Veneza

Projectista: Álvaro Siza

Projecto de Estruturas e Coordenação projectos de Instalações: Favero & Milan ingegneria

Data do projecto: 1995–1997

Colaboradores: Raffaele Leone (Coordenação do Projecto); Daria Laurentini; Edison Okumura; Roberto Cremascoli; Francesca Montalto; Michele Gigante

Data da obra 1ª fase: Realizado 2004–2007 

Colaboradores: Chiara Porcu / Andrea Smaniotto (Coordenação do Projecto); Cristina Ferreirinha; Edulo Lins

Data da obra 2ª fase: 2007 – em curso

Colaboradores: Chiara Porcu / Andrea Smaniotto (Coordenação do Projecto); Rita Amaral

 

© Alberto Lagomaggiore
© Alberto Lagomaggiore